Análise comparativa do "Evaluation on Ayres Sensory Integration" versus "Sensory Integration and Praxis Test"

  • Helena Reis 7Senses, Maia & ESSLei-IPLeiria, Leiria, Portugal
  • Elsa Almeida 7Senses, Maia, Portugal
  • Patrícia Marcelino 7Senses, Maia, Portugal

Resumo

Dr. Ayres desenvolveu um método válido e confiável de avaliar as funções de integração sensorial - a Sensory Integration and Praxis Test. Contudo há a necessidade de um teste que seja de mais fácil acesso a terapeutas. Assim este projeto surgiu da necessidade de existir instrumentos de avaliação validados para a população infantil. Pretende-se, deste modo, verificar se existe correlação entre os testes táteis que constituem o Teste “Evaluation in Ayres Sensory Integration” (EASI) e os testes táteis que constituem a Sensory Integration and Praxis Test. O plano é recolher dados normativos de crianças entre os 3 e os 12 anos sem necessidades ou problemáticas identificadas, aplicando 3 sub- testes táteis da SIPT (Localização do estimulo táctil, grafestesia e Identificação do dedo) e 2 sub-testes táteis da EASI –Perceção Tátil: Localização e Perceção Táctil: Desenho.

A comparação do desempenho nos testes tácteis da EASI (PT:L e PT:D) e os testes táteis (LTS, GRA, FI) da SIPT, surge da necessidade de perceber se os testes tácteis da EASI podem ser utilizados para fornecer informação válida e confiável para avaliar funções da perceção táctil, na integração sensorial, que fundamentem a aprendizagem, comportamento e participação da criança.

Este estudo poderá dar indicação se os testes da EASI, conseguem resultados tão fidedignos como os do SIPT, e podem ser usados pelos profissionais de forma a que as influências ou cultura, compreensão da linguagem e experiência prévia sejam minimizados.

Publicado
2015-11-20
Secção
Resumos: Conferência ENNIS & IMNRH