Perfil de habilidades comunicativas para indivíduos com afasia e seus cuidadores

  • Ana Lúcia Mano ESSLei, IPLeiria
  • Joana Pinheiro ESSLei, IPLeiria
  • Andreia Amaro ESSLei, IPLeiria
  • Elsa Soares ESSLei, IPLeiria
  • Sónia Pós de Mina ESSLei, IPLeiria

Resumo

A revisão bibliográfica realizada aponta para a necessidade de compreender a natureza e as características comunicativas da Pessoa com afasia e do cuidador, tendo em conta as implicações que daí poderão advir para a PBE. Com este trabalho pretende-se: a) identificar as dificuldades sentidas pelo cuidador no processo de comunicação com a Pessoa com afasia; b) identificar as dificuldades comunicativas apresentadas pela Pessoa com afasia; c) identificar estratégias facilitadoras da comunicação entre os cuidadores e a Pessoa com afasia e, por fim; d) determinar o perfil comunicativo da díade: cuidador - Pessoa com afasia.

O desenho do presente estudo é não experimental, quantitativo, de tipo descritivo, transversal. Este tem como objeto de estudo o perfil comunicativo da díade. Pretende-se que a amostra seja constituída por 30 díades. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e o instrumento de avaliação CAPPA - Breve. Encontram-se salvaguardados todos os procedimentos formais, éticos e deontológicos.

O levantamento de potenciais estratégias de comunicação que possam ser utilizadas por outros profissionais e cuidadores, poderá ser essencial para contribuir para a eficácia comunicativa e funcionalidade das Pessoas com afasia e cuidadores.

Publicado
2015-11-20
Secção
Resumos: Conferência ENNIS & IMNRH