A qualidade de vida de pessoas com DID e com necessidades de apoio significativas: estudo comparativo com os pares sem DID

  • João Ribeiro Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • Teresa Silva Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • Constança Varela Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • Inês Gonçalves Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • António Rodrigo Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • Fernando Gomes SpertLab Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa
  • Sofia Santos Centro de Estudos de Educação Especial Faculdade de Motricidade Humana UIDEF-Instituto da Educação Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Avaliação, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, Escala de San Martín versão portuguesa, Necessidades de Apoio Significativas, Qualidade de Vida (QdV)

Resumo

Introdução: O conceito de qualidade de vida (QdV) tem sido cada vez mais abordado no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), principalmente ao nível do desenvolvimento de programas e estratégias de intervenção e avaliação de resultados pessoais, apesar de se constatar a escassez de estudos nesta área relativamente a pessoas com maior necessidade de apoios. Objetivo: O estudo procurou avaliar a existência de diferenças ao nível da QdV entre dois grupos populacionais, com e sem DID. Métodos: Para o efeito, foi aplicada a versão portuguesa da Escala de San Martín a 169 indivíduos com DID e 90 sem DID, com idades entre os 18 e 83 anos, 123 do género masculino e 130 do género feminino. Resultados: Os valores obtidos evidenciaram a existência de diferenças significativas entre os participantes com e sem DID, em todos os domínios avaliados, com exceção do bem-estar emocional. Conclusão: Os participantes sem DID demonstraram níveis de QdV superiores comparativamente aos com DID e este aspeto deve ser tido em conta na prestação de serviços. Implicações para a prática e investigação são também apresentadas.

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Publicado
2017-12-30
Secção
Avaliação e Intervenção em Saúde